quarta-feira, 14 de março de 2012

Google homenageia Akira Yoshizawa

Artista japonês, que completaria 101 anos hoje, criou mais de 50 mil modelos e também foi pioneiro em diversas técnicas de dobraduras.


O Google homenageia Akira Yoshizawa , mestre do origami, que completaria 101 anos de idade nesta quarta-feira. Hoje também é o sétimo ano de falecimento do japonês.

O doodle do artista traz letras de seu logotipo feitas de origami: técnica de dobrar uma peça de papel criando representações de determinados seres ou objetos, sem cortá-lo ou colá-lo.

Yoshizawa criou mais de 50 mil modelos de origamis e também foi pioneiro em muitas técnicas. O mestre da arte cultural, que nasceu em Kaminokawa, no Japão, aprendeu sozinho a montar as artes.

Após ficar conhecido pelo seu talento e contribuir com a cultura do país, Yoshizawa atuou como embaixador cultural do Japão. Em 1983, o imperador Hirohito o honrou com a ‘Ordem do Sol Nascente’, uma das maiores honrarias destinadas aos cidadãos japoneses.

Arte na vida de Akira Yoshizawa

O mestre dos origamis nunca quis vender as suas figuras. Ele fazia doações e presenteava as pessoas. Além disso, Yoshizawa emprestava os origamis para  exposições no Japão e outros países.

Doodles

Os doodles consistem em mudanças no visual do logotipo do Google, geralmente utilizadas para celebrar feriados, aniversários e grandes acontecimentos da história. Até agora, mais de mil intervenções foram criadas.

O Google já utilizou os doodles para homenagear grandes cientistas, artistas e políticos, além de celebrar datas de âmbito nacional e internacional. Muitas das intervenções extrapolam a ideia inicial de homenagem e se tornam logos interativos, como o pequeno jogo de Pac Man, criado em maio de 2011, em homenagem aos 30 anos do clássico game.

Outro doodle que fez sucesso foi a guitarra interativa, em comemoração ao guitarrista americano Les Paul, que faria 96 anos se estivesse vivo, em junho do ano passado. O logo se transformou em uma guitarra interativa, que podia ser tocada ao passar o cursor em cima das cordas. O sucesso foi tão grande que o Google criou uma página permanente para o instrumento virtual.

Fonte: Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário