domingo, 4 de setembro de 2011

Galeria Tokusatsu - Jiban


Kidou Keiji Jiban (機動刑事ジバン Kidō Keiji Jiban, traduzido literalmente como Policial Tático Jiban, e exibido no Brasil como Policial de Aço Jiban) é uma série tokusatsu da franquia Metal Hero, produzida pela Toei Company entre 1989 e 1990. Trazida ao Brasil pela extinta distribuidora Top Tape, foi exibido a partir de 1990 pela Rede Manchete. Ao todo tem 52 episódios, onde apenas 50 foram exibidos pela emissora carioca na época. Atualmente é exibida de forma não autorizada pela Ulbra TV de Porto Alegre e Rede Brasil de Televisão. Também está saindo em DVD pela Distribuidora Focus Filmes.


O policial Naoto Tamura sacrificou sua vida para derrotar um dos monstros da organização Biolon, mas renasceu como o Policial de Aço Jiban, passando a combater o grupo maligno, liderado pelo Doutor Jean Marrie. Ao mesmo tempo em que combate esse grupo, Naoto é acessorado por Ayumi, que no final da série descobre ser sua verdadeira irmã.


Cláusulas
Em todos os episódios, ao encontrar o inimigo (geralmente um monstro Bionóide), Jiban ejetava seu distintivo de sua cintura e apresentava-se como "Policial de Aço Jiban, do Serviço Secreto do Setor de Segurança (警視庁秘密捜査官警視正、機動刑事ジバン Keishichō Himitsu Sōsakan Keishisei, Kidō Keiji Jiban, no original). Em seguida, lia as cláusulas da "Lei Biolon" (対バイオロン法 Tai Baioron Hō, no original), um código de leis próprio. Nitidamente inspirado nas "Diretivas" do personagem norte-americano "Robocop", a lei possuía várias cláusulas, mas somente algumas são lidas por Jiban ao longo da série:
Cláusula Nº 1 - O Policial de Aço Jiban tem o direito de prender qualquer criminoso, em qualquer circunstância, sem um mandado de prisão. [(第一条)機動刑事ジバンは、いかなる場合でも令状なしに犯人を逮捕することができる。 (Daiichijō) Kidō Keiji Jiban wa, ikanaru baai demo reijō nashi ni hannin o taiho suru koto ga dekiru.]
Cláusula Nº 2 - O Policial de Aço Jiban, quando considera alguém como Biolon, pode submetê-lo a uma pena pelo seu próprio julgamento. [(第二条)機動刑事ジバンは、相手がバイオロンと認めた場合、自らの判断で犯人を処罰することができる。 (Dainijō) Kidō Keiji Jiban wa, aite ga Baioron to mitometa baai, mizukara no handan de hannin o shobatsu suru koto ga dekiru.]
Anexo à Cláusula Nº 2 - Conforme a circunstância, é permitido até mesmo executá-lo. [(補足)場合によっては抹殺することも許される。 (Hosoku) Baai ni yotte wa massatsu suru koto mo yurusareru.]
Cláusula Nº 3 - O Policial de Aço Jiban dá prioridade à vida humana, podendo ignorar qualquer ordem superior. [(第三条)機動刑事ジバンは、人間の生命を最優先とし、これを顧みないあらゆる命令を排除することができる。 (Daisanjō) Kidō Keiji Jiban wa, ningen no seimei o saiyūsen toshi, kore o kaeriminai arayuru meiri o haijo suru koto ga dekiru.]
Cláusula Nº 5 - Caso Biolon manipule os corações dos humanos para o mal, a pena pode ser aplicada pelo seu próprio julgamento. [(第五条)人間の信じる心を利用し、悪のために操るバイオロンと認めた場合、自らの判断で処罰する事ができる。 (Daigojō) Ningen no shinjiru kokoro o riyō shi, aku no tame ni ayatsuru Baioron to mitometa baai, mizukara no handan de shobatsu suru koto ga dekiru]
Cláusula Nº 6 - A punição é severa para aqueles que destruíram o sonho e machucaram o sentimento das crianças. [(第六条)子どもの夢を奪い、その心を傷つけた罪は特に重い。 (Dairokujō) Kodomo no yume o ubai, sono kokoro o kizutsuketa tsumi wa toku ni omoi.]
Cláusula Nº 9 - O Policial de Aço Jiban tem o direito de exterminar qualquer criminoso que destrói a paz da humanidade. [(第九条)機動刑事ジバンは、あらゆる生命体の平和を破壊する者を、自らの判断で抹殺することができる。 (Daikyūjō) Kidō Keiji Jiban wa, arayuru seimeitai no heiwa o hakai suru mono o, mizukara no handan de massatsu suru koto ga dekiru.]
[editar]Veículos
Leson (Rezon): Automóvel oficial de Jiban. Foi o primeiro veículo do Policial de Aço a aparecer na série.
Baican (Vaican): Moto utilizada por Jiban, para deslocamentos mais rápidos.
Spyras (Spylas): Nave do Jiban.
Daidalos (Daidaros): Máquina voadora que pode ser acoplada nas costas de Jiban, tendo sua primeira aparição no episódio 12. Além se ser veículo de transporte aéreo, pode também se converter num canhão com poder de destruição considerável, mas inferior ao Auto-Canhão (que apareceria somente no episódio 35). Este é 30 vezes mais forte que Daidalos.



Personagens

Naoto Tamura/Jiban - Policial do departamento de Tóquio, da Central City, que teve sua vida mudada quando salvou a vida do Dr. Igarashi e de Ayumi de um monstro do Biolon. Foi ressuscitado e reconstruído para se tornar o Policial de Aço Jiban. Finge ser um policial atrapalhado para manter a identidade secreta.
Yoko Katagiri - chefe do departamento de polícia e superior de Naoto, tem uma relação de afeto com o colega de trabalho. Policial invocada, não leva desaforo para casa e está sempre ajudando Jiban na luta contra Biolon. Mesmo no final da série, fica em dúvida se Naoto é mesmo Jiban, mas descobre seu segredo depois da partida de Naoto.
Ayumi Igarashi (Mayumi, no original) - Neta de Doutor Igarashi, ajudou o avô e o Sr. Yanagida a salvar Naoto e na criação do Policial de Aço Jiban. Perde a memória no meio da série depois que saltou de uma cachoeira, para não abraçar Jiban, já que nela havia sido colocado um anel-bomba. Foi encontrada por Ryu Hayakawa, passando a conviver com ele. Raptada pela Rainha Cosmos, é aprisionada e posta na frente de Jiban, o qual havia sofrido vários danos, impedindo-o de se afastar do anel. A bomba do anel inicia contagem regressiva, e, como último recurso, Jiban tem de retirar o anel do dedo de Ayumi, com um tiro preciso. Ryu leva o anel e o atira para longe para salvar Ayumi e Jiban, mas acaba morrendo pela força da explosão. Ayumi é levada em seguida por Biolon e só reencontra Jiban (Naoto, seu irmão) no último episódio. Até lá, sofre várias perseguições até ser capturada por Biolon.
Seichiro "Seichi" Muramatsu - Chefe da central de polícia, é o personagem cômico da série. Atrapalhado, se diz ser um policial corajoso e é apaixonado por Yoko. Vive dando ordens a Naoto.
Doutor Kenzo Igarashi - Mentor do Plano Jiban. Para destruir Biolon, acaba morrendo, mas antes põe em prática o seu plano, ressuscitando Naoto na pele do Policial de Aço Jiban.
Seiichi Yanagida - Auxiliar do Doutor Igarashi, depois que ele morre passa a ser o chefe da organização Jiban, e morre no final da série depois que descobre a base do Biolon, ao fazer uma manobra Kamikaze abrindo a localização da base secreta de Jiban.
Ryu Hayakawa - Aparece na série depois que Ayumi cai da cachoeira e perde a memória. Um rapaz de bom caráter, acaba adotando Ayumi com o nome de Midori, é perseguido várias vezes como bandido perigoso, até que arrisca a própria vida para salvar Jiban, ao levar o anel-bomba para longe dele e de Ayumi, perdendo a vida com a explosão.
Boris(Boy)- pequeno robô criado pelo Dr. Igarashi para ajudar Jiban, Ayumi e Yanagida. Foi adaptado ao robô Halley durante a série.
Halley (Harry boy) - Robô simpático que passa a ajudar Jiban, quando é destruído por Biolon. Após ser reconstruído, é unido a Bóris. Morre junto com o Sr. Yanagida no penúltimo capítulo do seriado.

Biolon

Doutor Jean-Marie - Chefe da organização criminosa Biolon, nasceu com o nome de Gibanóide da poluição de produtos químicos da empresa do Dr. Igarashi, e seu objetivo é exterminar a raça humana e dominar o mundo. Cria vários seres através de biotecnologia.
Madogarbo (17-51) - A maior criação do Doutor Jean-Marie. Seu nome completo é Cyborg Jiban Killer Madogarbo, mas é chamada apenas de Madogarbo. Ela é um monstro bionóide poderoso, construída de metal e carne, e tem praticamente todas as habilidades de Jiban, pois foi construída através de suas células.
Marshall e Cannon - Irmãs, criações de Jean-Marie. Vaidosas, adoram roupas e jóias, além de possuirem formas "bionóides". São destruídas pelo seu criador no último episódio por terem desertado da organização Biolon, após abandonarem Madogarbo sozinha na luta derradeira desta, que seria destruída finalmente por Jiban.
Pugy e Mugy - São criaturas que vivem na base de Biolon. Sempre repetem o que o Dr. Jean Marie fala, mas se redimem ao conhecerem Ayumi. Foram os únicos da organização Biolon que restaram vivos até o fim da série. Pugy aparece em luta contra Jiban somente no primeiro episódio, agigantando-se, engolindo Jiban. Porém em seguida cospe Jiban para fora e volta ao pequeno tamanho normal, fugindo.
Soldados Mascarados - Seres vestidos de preto criados por Jean-Marie para lutar contra Jiban, assim como todos os soldados de outras séries.
Monstros Bionóides - São monstros criados por Jean-Marie para destruir Jiban. Geralmente esses monstros podem tomar forma humana.

Outros

Rainha Cosmos (28-46) - Outra inimiga poderosa que vem a Terra para destruir Jiban. No início, se alia a Biolon. Mas em seguida, resolve tomar rumos próprios, querendo destruir até a organização Biolon, para dominar o mundo. Ela nasceu a partir do lixo espacial que os seres humanos lançaram no espaço desde a época da Corrida Espacial. Seu sonho é construir na Terra um império só de mulheres, onde ela seria a rainha. Chegou a criar uma "filha", Julia Cosmos , construída com uma parte de seu corpo, e que usava um tipo de armadura medieval, mas esta foi derrotada. Rainha Cosmos é destruída por Jiban graças a ajuda de Ryu.

Armas

Maximilian: Na verdade, a Maximilian é uma junção de três armas numa só. Acoplada na perna direita de Jiban, pode disparar grandes choques em sua forma original. Na forma de pistola, a Maximilian Gun, pode disparar raios, tanto destrutivos quanto neutralizadores. E no formato de espada, Jiban aplicava o golpe derradeiro que destruia os bionóides. Era o principal trunfo do Policial de Aço, até o surgimento do Auto-Canhão. Mesmo sem o Maximilian, Jiban possui uma arma acoplada em seu braço direito que sai uma agulha ou até disparar feixes de energia, revelado no movie de Jiban.
Poder Braquial: Uma espécie de pinça gigante, posta no braço esquerdo, que serve para agarrar o adversário, antes de aplicar a Agulha Giratória.
Agulha Giratória: Furadeira acoplada no braço direito, usada em combates e também para furar superfícies.
Auto-Canhão: É a arma suprema de Jiban. Na forma de metralhadora, dispara várias balas de pistola de alto poder destrutivo. Por esse motivo é também chamada de Auto-Canhão Pistola Metralhadora, ou seja, tem as balas de uma pistola disparadas com a cadência de uma metralhadora. E na forma de canhão, tem um poder gigantesco, podendo aniquilar vários inimigos com apenas um tiro. A pot~encia do auto canhao é trinta vezes maior do q o Daidalos.


Um comentário:

  1. oi bom dia .
    gostaria de saber o preço da verdadeira armadura do policial giban de aço como compra la qual e o preço dela ?

    ResponderExcluir