quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Bleach Ganhará Uma Light Novel


No Japão é bem comum séries de sucesso ganharem light novels. Algumas light novels baseadas em séries populares foram lançadas no Brasil como Samurai X (Crônicas de um espadachim na Era Meiji) e Os Cavaleiros do Zodíaco (Gigantomaquia), Gravitatione e Tarot Café.
Bleach ganhará uma nova novel, escrita por Ryougo Narita. A história será toda centrada em Don Kanonji.

As light novels (em japonês: ライトノベル raito noberu?, lit. romance(s) rápido(s)) são romances com ilustração geralmente no estilo anime/manga, normalmente tendo como público alvo adolescentes e jovens adultos. A expressão light novel é um wasei-eigo, termo japonês que é formado por palavras da língua inglesa. Light novels também são chamadas de ranobe (em japonês: ラノベ?) ou rainobe (em japonês: ライノベ?) para encurtar.
É comum que as light novels sejam publicadas a princípio como folhetins para depois serem lançadas encadernadas em livros. Com a proliferação do hábito da leitura no japão, as light novels cresceram para as mais variadas formas de publicação, desde os tradicionais folhetins em jornais, passando por revistas literárias como Gekkan Dragon Magazine, The Sneaker e Dengeki HP, ou revistas como Comptiq e Dengeki G's Magazine, com o avanço da tecnologia passaram a ser comuns na internet, tanto em sites profissionais quanto em blogs e até chegaram a lançar light novels para celular.
Nos últimos anos muitas dessas light novels têm sido adaptadas para outros meios, ganhando versões em mangá, anime, cinema e seriados para TV (Jdrama). Um exemplo de light novels é série adulta Read or Die escrita por Hideyuki Kurata. Read or Die teve tanto versões em mangás quanto uma série em OVA e mais tarde uma em anime. A série em anime R.O.D the TV chegou a ser exibida no Brasil no canal pago Animax. Outro bom exemplo de light novel é a série Kara no Kyoukai escrita por Kinoko Nasu do grupo e empresa Type-Moon. Teve várias adaptações para cinema, contendo 7 filmes e atualmente uma versão mangá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário