sábado, 12 de junho de 2010

Especial: Mangá & Futebol - Que impacto pode ter um mangá no Japão?



Aproveitando o clima de Copa do Mundo vou falar um pouco da relação entre mangá e futebol. Hoje em dia todos sabem que os japoneses adoram futebol ( ou "sakkã" como ele dizem por lá, a palavra deriva do inglês "soccer" )"; mas será que sempre foi assim ?Apesar da fundação de uma liga de praticantes do futebol em 1922, a Dai Nippon Sakkã Kyõkai (Associação de Futebol do Grande Japão), o esporte permaneceu pouco praticado por décadas no arquipélago, restringindo-se à prática amadora dentro de escolas e empresas.Até o começo da 2ª Guerra Mundial o futebol continuou no nível amador no Japão e logo após a Guerra praticamente desapareceu devido as diretrizes do governo de ocupação americano (1945-1952) que levou o beisebol  um esporte extremamente popular entre os americanos, e que rapidamente se profissionalizou no país devido ao grande interesse de empresas patrocinadoras e da mídia.Dos anos 50 ao final dos anos 80 algumas empresas que mantinham times amadores, passaram aos poucos a investir em times semi-profissionais e inscrevê-los na Nippon Sakka Rîgu, também conhecida como JFL (sigla do nome da entidade em inglês, "Japan Soccer League"). Assim, na década de 80, a Liga japonesa era formada por 10 times semi-profissionais montados não a partir de clubes como no Brasil, mas de empresas do setor privado, times estes que em 1992 formaram a base da atual Liga Profissional de Futebol do Japão, a J-League.
Então você se pergunta o que tudo isso tem haver com mangá?
Em 1981 Yoichi Takahashi, um desenhista de apenas 25 anos, fez um mangá com um tema incomum na época: o futebol. Eis que surge CAPITAIN TSUBASA(em japonêsキャプテン翼 Kyaputen Tsubasa?):


Takahashi teve a chance de publicar na revista na revista de maior circulação do planeta a SHONEN JUNP.O autor teve o cuidado de criar um personagem infantil que cursava o primário e só pensava em jogar bola.Ele entra para o time da escola e é um craque nato.O tempo vai passando e Tsubasa vai crescendo junto com seus leitores.O mangá acabou em 1997 com a última entrega do World Youth (Mundial Juvenil). Parece que ouve problemas entre o autor e a revista, e que é por essa razão que a série acabou tão precipitadamente e deixando o melhor para o último volume, isto é, o que acontece depois da vitória do Japão na final contra o Brasil. Logo, no ano de 2001, Yoichi Takahashi começa a trabalhar na nova saga Captain Tsubasa Road to 2002. Terminada a saga Road to 2002, em 2004 Takahashi começa sua sequência no especial Captain Tsubasa Road to 2002 >> Go for 2006, seguidas da Golden 23, que é o preparatório para as olimpíadas.Mas que impacto pode ter um mangá no Japão? Considerando-se que na época a revista "Shõnen Jump" era lida semanalmente por 6 milhões de crianças e adolescentes, estamos falando de toda uma geração de japonês que conheceram o futebol através de "Captain Tsubasa".O esporte nacional era o beisebol, seguido do karatê, judô, boxe, sumô, e até do golfe. Paixão de massas no mundo inteiro, o futebol no Japão, de esporte pouco conhecido e praticado no país há poucos anos atrás, passou à atual condição de terceiro esporte mais popular do país, conquistando prestígio e milhões de torcedores, principalmente após a Copa de 2002 - a primeira realizada na Ásia e a primeira sediada por dois países: o Japão e a Coréia do Sul - da qual nós brasileiros sempre teremos ótimas recordações.

                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário