sexta-feira, 28 de maio de 2010

Anima Lapa Neste Fim de Semana


Quem nunca ouviu falar em RPG, um jogo onde os participantes assumem a identidade de um personagem e que junto com os vídeo-games mobiliza um número enorme de jovens em todo o mundo? E dos famosos mangas, espécie de gibi japonês que são feitos para ler de trás para frente, não são coloridos e mesmo assim tem uma garotatda que adora? Recentemente, o lançamento da Turma da Mônica em forma de mangá, fez com que o famoso Maurício de Souza ocupasse um grande espaço na mídia dando várias entrevistas para explicar por que se redeu a tal influência oriental.

Mais do que simples lazer, estas atividades fazem parte do dia a dia de uma parcela significativa de jovens em fase de formação e tem forte influência sobre seu comportamento. Prova disto é o número crescente de eventos voltados para este público na cidade de São Paulo. Com o objetivo de compreender este fenômeno tão estranho para alguns e tão fascinante para outros acontecerá no “Espaço Cultural Tendal da Lapa” o primeiro Anima Lapa, evento que reunirá atividades de RPG, Mangá, Animê e Games com a produção cultural dos jovens da região.

Nos dias 29 e 30 de maio das 10 às 20hs, quem for ao tendal poderá participar de uma mesa de RPG, com jogadores e mestres reconhecidos, jogar os mais novos games disponíveis e ficar sabendo das novidades do mercado editorial de quadrinhos além de conhecer a produção musical e áudio visual, de jovens da região. Quem tiver interesse em saber mais sobre estes temas, que envolvem influência cultural, tecnologia, educação e comportamento, pode participar das palestras que serão oferecidas no local por profissionais da área da educação e da comunicação. Para participar de toda a programação basta colaborar com dois quilos de produtos não perecíveis (exceto sal, farinha e fubá) que serão doados à entidades assistenciais.

O evento é um iniciativa da ONG PROPENSAR, em parceria com a Página Editorial, com o Espaço Cultural Tendal da Lapa e com a Sub prefeitura da Lapa.

O OLHAR DO UNIVERSITÁRIO

Mais do que organizar um evento voltado para as tribos de RPG, animes ou manga, a ONG PROPENSAR, idealizadora do Anima Lapa, tem uma preocupação especial com os estudantes universitários. Quer conhecê-los melhor, uma vez que eles farão parte da elite cultural do país, e desenvolver projetos que os remeta a uma reflexão sobre seu papel social, é a missão da entidade. Os universitários que além de participar das atividades lúdicas, assistam uma das palestras, respondam a uma pesquisa e produzam um trabalho que represente seu olhar sobre os temas cabíveis no evento, terão sua colaboração reconhecida através de um certificado de participação, para validação junto a sua faculdade como atividade complementar.

A influência de culturas através da indústria cultural, as possibilidades oferecidas pela Internet, a incorporação do RPG e dos games nos projetos de educação ou sua simples rejeição, são exemplos de temas de interesse direto para os estudantes de comunicação e educação. Alunos de outras áreas também podem participar apresentando trabalhos referentes aos temas sugeridos, ou mesmo a temas que tenham como base o evento.

A PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES SERÁ RECONHECIDA

Assim como os universitários, os professores são convidados especiais do Anima Lapa. A PROPENSAR quer sua opinião na qualidade de cidadão e profissional da educação. É o professor que lida em seu dia a dia com os jovens em fase de formação. São eles que podem aplicar em sala de aula o RPG ou os games como ferramenta para estimular o aprendizado. Também são os professores que tem subsídios para analisar e ampliar as possibilidades de utilização pedagógica dos games, RPG etc. Sua presença e participação também terá o reconhecimento através de certificação.

Local:Espaço Cultural Tendal da Lapa

Rua Constança, 72

Lapa – São Paulo SP

Cruza a rua Guaicurus na altura do nº 1100 próximo a estação de trem e terminal da lapa

Horário:10:00hs às 22:00hs

Entrada:2kg de não perecíveis (exceto sal, farinha e fubá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário